Estudo elege a verdura mais saudável do mundo e você mal consome

A verdura foi a mais completa nutricionalmente dentre 47 alimentos analisados


Estudo elege a verdura mais saudável do mundo e você mal consome

Em meio à correria cotidiana, a alimentação acaba ficando em segundo plano, tornando comuns alguns hábitos perigosos, como o consumo de alimentos com pouco valor nutricional. A realidade pode dar origem a uma série de problemas de saúde, como a anemia, o excesso de peso e a fadiga constante.

Diante deste cenário, a solução pode estar na inclusão de verduras e legumes saudáveis na dieta. É neste momento que o agrião se destaca entre as melhores opções.

O agrião é uma verdura rica em vitamina C, Vitamina A e flavonoides, compostos com propriedades e antioxidantes anti-inflamatórias que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico, ajudando na prevenção de situações como diabetes, pressão alta e gripes, por exemplo.

Por conter ótimas quantidades de fibras, o agrião prolonga a saciedade, diminuindo a ingestão de alimentos e favorecendo a perda de peso. Além disso, essa verdura também aumenta a hidratação das fezes e facilita a formação do bolo fecal, evitando a prisão de ventre. Veja uma lista com outros alimentos fonte de fibras.

A verdura conquistou a atenção dos pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, por seu extraordinário valor nutricional.

Dentre 47 frutas e vegetais analisados, o agrião foi considerado o mais completo nutricionalmente. Sua riqueza em vitaminas e minerais faz desta verdura um importante aliado na promoção da saúde.

Por que o agrião é tão valorizado?


De acordo com um estudo do CDC, que elegeu os alimentos mais saudáveis do mundo, o agrião obteve a pontuação máxima de 100 em uma escala de avaliação do conteúdo nutricional de vegetais e frutas.

Direto da Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), os cientistas compararam a concentração de 17 nutrientes essenciais nos alimentos estudados, como a vitamina A e B12, com a quantidade de calorias.

Na lista do CDC, abaixo do agrião, veio a couve-chinesa, a acelga, as folhas de beterraba e o espinafre. Veja os 10 alimentos mais saudáveis:

  • Agrião
  • Repolho chinês
  • Acelga
  • Folhas de beterraba
  • Espinafre
  • Chicória
  • Folhas de alface
  • Salsinha
  • Alface-romana
  • Couve

Conheça os benefícios do agrião


A ingestão de agrião traz inúmeros benefícios à saúde, devido a sua classificação como superalimento. É especialmente rico em vitamina C, ferro e cálcio.

Outros nutrientes que estão em sua composição também chamam atenção, como potássio, fibra, proteína, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, zinco e vitaminas A, B6, B12, D, E e K.

Entre as vantagens de incluir o agrião na dieta estão:

  • o fortalecimento do sistema ósseo e da visão;
  • o controle do diabetes;
  • a redução do colesterol;
  • a ação antioxidante protegendo as células dos danos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

De acordo com o estudo, o agrião também tem propriedades expectorantes e alivia doenças respiratórias, além de agir como desintoxicante e purificador do sangue.

O agrião acabou eleito a verdura mais saudável do mundo.

Existe alguma contraindicação para o consumo de agrião?


De modo geral, o agrião é seguro para quase todas as pessoas. Contudo, por ser rico em vitamina K, aqueles que fazem uso de anticoagulantes devem evitar seu consumo, uma vez que esta vitamina pode interferir no processo de coagulação.

Mulher grávidas também não devem consumir o agrião na forma de chás ou xaropes. Além disso, ele pode interferir na ação de alguns medicamentos, como varfarina e clorzoxazona.

A inclusão de superalimentos como o agrião na dieta é uma excelente estratégia para garantir a ingestão de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde.

Como incluir o agrião na dieta cotidiana?


O agrião é um vegetal bastante versátil. Pode ser consumido cru, sendo uma adição deliciosa e nutritiva a saladas e sanduíches.

Além disso, ele pode servir como ingrediente de pratos quentes, como sopas e risotos. A recomendação, contudo, é consumir o vegetal cru para que o organismo absorva o máximo de seus nutrientes.

Vale lembrar que, antes de adicionar qualquer alimento à sua rotina, o ideal é consultar um médico para uma orientação personalizada.

Referência: Catraca Livre
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