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Desidratação: alguns sinais incomuns de que você precisa beber mais água

Sinais de desidratação: Perder algo em torno de 2% da água do corpo já é o suficiente para que ele tenha que gastar mais energia...


Sinais de desidratação: Perder algo em torno de 2% da água do corpo já é o suficiente para que ele tenha que gastar mais energia em suas funções vitais – iStock/Getty Images
Sinais de desidratação: Perder algo em torno de 2% da água do corpo já é o suficiente para que ele tenha que gastar mais energia em suas funções vitais – Artigo republicação: Catraca Livre

O hábito de beber água é crucial para o funcionamento adequado do nosso corpo. Não por acaso, quando entramos em um processo de desidratação, o nosso organismo emite vários sinais como dor de cabeça, cansaço, sede intensa ou boca seca.

Além da sede, existem outros indicadores pouco comuns de que você precisa beber mais água. Um desses sintomas, de acordo com especialistas, pode ser o aumento do desejo por doces.

Outro sintoma de desidratação incomum é a sensação de olhos secos. Isso acontece porque quando o nível de hidratação cai e o corpo começa a racionar os fluidos que ainda possui.

Por conta dessa condição, até mesmo a produção de umidade ocular, necessária para a produção de lágrimas, diminui significativamente. Esse processo pode resultar em olhos secos e sensação de que os olhos estão mais fundos.

Quantos litros de água devemos consumir por dia?


Para ter a resposta, basta multiplicar seu peso por 35. Assim, uma pessoa que pesa 70 kg, por exemplo, deve consumir 2,45l de água por dia. Ainda de acordo com especialistas, quando não consumimos a quantidade de água considerada ideal para o nosso peso, nossos vasos sanguíneos se contraem para conservar o nível de água no organismo, é possível ter dores de cabeça devido à redução do fluxo de oxigênio para o cérebro.

Vontade de comer doce


Quando o corpo recebe menos água do que necessita, o funcionamento de alguns órgãos pode ser afetado, como o fígado.

Isso porque esse órgão precisa de água para liberar glicogênios e outros componentes responsáveis por fornecer energia ao corpo. Dessa forma, quem está desidratado pode sentir a necessidade de comer mais doces, que são alimentos com alto índice glicêmico.

No entanto, mesmo ingerindo uma grande quantidade de doces, a sensação persiste até que a quantidade de água necessária para o organismo seja reestabelecida.

Fraqueza


Esquecer de tomar água pode resultar em cansaço mesmo com esforços mínimos, uma vez que a desidratação causa uma redução no volume de sangue, tornando-o mais espesso e exigindo mais esforço do coração.

Sob essas condições, o sangue circula com menos eficiência e a velocidade com que o oxigênio e os nutrientes alcançam os músculos e órgãos é menor.

Em conclusão, a importância da ingestão regular de água é inegável. A desidratação pode afetar diversas funções do nosso organismo e causar sintomas incomuns, desde olhos secos até compulsão por doces. Por isso, lembre-se sempre de beber água ao longo do dia.

Referência: Catraca Livre

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