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AVISO: Não dormir o suficiente ou sono insuficiente provoca caos cardiovascular

Sem dúvida, dormir o suficiente vai ajudá-lo a ser menos cansado, mais focado e bem-sucedido em sua vida diária.


AVISO: Sono insuficiente provoca caos cardiovascular

Uma noite mal dormida pode causar muito mais problemas do que apenas deixá-lo cansado e irritável no dia seguinte. Na verdade, está bem estabelecido que a privação crônica do sono e distúrbios do sono como insônia estão ligados a um risco aumentado de uma enorme gama de resultados negativos para a saúde, incluindo hipertensão, diabetes, obesidade, depressão, ataque cardíaco e derrame.

Mas um novo estudo publicado em setembro de 2023 na revista científica Scientific Reports mostra que mesmo a restrição leve do sono pode danificar o delicado tecido dos vasos sanguíneos – o que os pesquisadores alertam que está abrindo caminho para doenças cardiovasculares.

"Restrição de sono aumenta estresse oxidativo endotelial" aumenta risco cardiovascular ao longo do tempo, confirma novo estudo

"Mais de um terço dos adultos dos EUA dormem menos do que o recomendado 7-8 [horas] por noite", começam os coautores do novo estudo cruzado randomizado da Scientific Reports, publicado sob o título "Restrição de sono leve aumenta o estresse oxidativo endotelial em pessoas do sexo feminino".

Claramente, a privação de sono é um problema significativo de saúde pública, e os autores acenam com razão para a ampla coleção de pesquisas já dedicadas a esse problema. De fato, os autores observam que eles mesmos relataram recentemente a "primeira evidência causal de que a restrição de sono leve e prolongada imitando condições da 'vida real' prejudica a função endotelial", o que eles alertam ser "um passo fundamental no desenvolvimento e progressão da doença cardiovascular". (Caso você esteja se perguntando, o tecido endotelial compreende uma única camada de células especializadas e forma o revestimento interno de seus vasos sanguíneos.)

Sua pesquisa anterior envolveu mulheres saudáveis e é de importância significativa, dado que a) suas descobertas foram causais (ou seja, a restrição de sono mostrou causar comprometimento da função do tecido endotelial) e b) o risco cardiovascular associado à restrição de sono é "mais pronunciado em pessoas do sexo feminino do que masculina". Os autores conduziram subsequentemente este estudo de setembro de 2023 em um esforço para esclarecer os mecanismos subjacentes de exatamente como a privação de sono prejudica o tecido endotelial.

Para fazer isso, os autores avaliaram diretamente o grau de estresse oxidativo das células endoteliais e as respostas antioxidantes em 35 mulheres saudáveis após seis semanas de restrição de sono leve – que os pesquisadores definiram como 1,5 horas a menos do que a quantidade de sono que as mulheres geralmente têm.

Então, o que eles encontraram? Mesmo essa diminuição mínima no estresse oxidativo endotelial noturno do Zzz "aumentou acentuadamente sem aumentar a resposta antioxidante" (grifo nosso). Em outras palavras, a privação de sono leve lança um golpe prejudicial no sistema cardiovascular:

  • As células endoteliais nos vasos sanguíneos das fêmeas foram inundadas com moléculas nocivas chamadas oxidantes de radicais livres como resultado da privação de sono de curto prazo, E
  • Ao contrário das células endoteliais saudáveis, as células endoteliais dessas mulheres privadas de sono NÃO poderiam ativar a resposta antioxidante necessária para eliminar os radicais livres nocivos. Os autores descobriram ainda que isso se devia a uma expressão reduzida de uma proteína chamada DCUN1D3 endotelial, que normalmente medeia respostas antioxidantes no organismo.

"Essas descobertas fornecem evidências diretas de que reduzir o sono, um padrão comportamental altamente prevalente entre adultos, tem efeitos prejudiciais na saúde vascular", concluem os autores, que alertam que "ao longo do tempo aumenta o risco cardiovascular".


A doença cardíaca é uma das principais causas de morte de mulheres (e homens), e os esforços para melhorar a qualidade e a duração do sono provavelmente serão um fator importante na redução do risco


Se você é um dos milhões de americanos que não estão dormindo o suficiente, sabemos que é difícil não dormir, bem... perder o sono por causa disso. Mas pesquisas como essa devem encorajar todos nós a fazer o que pudermos para melhorar nossa qualidade de sono todas as noites.

Porque aqui está a coisa:

Quase metade (44%) das mulheres nos EUA vive com algum tipo de doença cardíaca. A doença cardíaca continua a ser a principal causa de morte para mulheres (responsáveis por 1 em cada 5 mortes femininas) e homens (1 em cada 4 mortes masculinas), de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Obviamente, o desenvolvimento de doenças cardíacas é um processo multifacetado. Mas as evidências são cada vez mais claras de que melhorar a qualidade do sono – por meio de esforços como ter horários consistentes de sono e vigília, tornar seu ambiente de sono fresco e escuro, estabelecer uma rotina noturna relaxante e evitar cafeína e álcool em excesso – está pronto para fazer uma diferença significativa na redução do risco de doenças cardíacas.

Se possível, o mais importante aqui é dormir entre as 10h e as 2h da manhã para as horas mais "restauradoras" da noite. Lembre-se do velho ditado: "cedo para dormir, cedo para levantar faz um homem (e uma mulher) saudável, rico e sábio". (tão verdade!)

Sem dúvida, dormir o suficiente vai ajudá-lo a ser menos cansado, mais focado e bem-sucedido em sua vida diária. Comece hoje. Artigo original: naturalhealth365

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