Cientistas revelam um sinal revelador no dia anterior a um ataque cardíaco

Uma nova pesquisa revela que 50% dos pacientes cardíacos têm um sintoma físico um dia antes de um ataque cardíaco.

As descobertas são variações, de acordo com pesquisadores médicos do Instituto do Coração Smidt em Cedars-Sinai, em Los Angeles, com mulheres e homens tendo sinais de alerta distintos, mas proeminentes, da crise de saúde iminente e muitas vezes fatal.

As mulheres tendem a ter falta de ar, enquanto os homens sentem dor no peito, de acordo com os pesquisadores que publicaram suas descobertas na revista Lancet Digital Health.

Outros sinais de alerta menos comuns que ambos os sexos experimentaram incluem atividade semelhante a convulsões e sudorese anormal.

Os pesquisadores dizem que saber que há sinais reveladores que podem ser específicos para o gênero pode ajudar os pacientes e sua equipe médica a evitar esses ataques cardíacos repentinos, que são fatais em até 90% das vezes.

"Aproveitar os sintomas de alerta para realizar uma triagem eficaz para aqueles que precisam fazer uma chamada 911 pode levar à intervenção precoce e à prevenção de morte iminente", disse o principal investigador do estudo, Summet Chugh, em um comunicado. "Nossas descobertas podem levar a um novo paradigma para a prevenção da morte súbita cardíaca."

A equipe de Chugh analisou dados de dois estudos de parada cardíaca na Califórnia e no Oregon, que incluíram pacientes com idades entre 18 e 85 anos. Para comparação, os pesquisadores também analisaram pessoas que tinham sinais de alerta semelhantes, mas não sofreram parada cardíaca.

Os pacientes que percebem um sinal de alerta e ligam para os serviços de emergência antes de entrarem em colapso de uma parada cardíaca súbita têm cinco vezes mais chances de sobreviver, disseram os pesquisadores.

"Os sintomas de alerta são promissores para a previsão de parada cardíaca súbita iminente, mas podem precisar ser aumentados com recursos adicionais para maximizar o poder preditivo", escreveram os pesquisadores.