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4 sinais que alertam para o excesso de açúcar no sangue e alimentos que reduzem riscos cardíacos

Os médicos dizem que o estilo de vida pouco saudável e a falta de consciência contribuem para a prevalência desta doença entre a população mundial


4 sinais que alertam para o excesso de açúcar no sangue e alimentos que reduzem riscos cardíacos

O diabetes, condição causada pelo acúmulo de açúcar no sangue, está se espalhando rapidamente no mundo todo e vários fatores podem ser responsabilizados por isso. Um estudo da Lancet estimou que até 2050, um total de 1,31 bilhão de pessoas provavelmente serão afetadas pela doença.

Excesso de açúcar no sangue pode causar sérios problemas a saúde. Sendo diabético ou não, o alto nível de açúcar no sangue pode causar danos aos nervos, órgãos e vasos sanguíneos. O perigo maior é quando esse nível de açúcar não diminui. Fique alerta, esse assunto é muito sério.

Os médicos dizem que o estilo de vida pouco saudável e a falta de consciência contribuem para a prevalência desta doença entre a população mundial, o que torna extremamente importante conhecer os vários sintomas associados a ela.

Uma das razões pelas quais as pessoas sofrem com excesso de açúcar no sangue é a falta de informação sobre os sinais que nosso corpo nos dá e a gravidade disso.

Então, para manter seu corpo saudável e sem excesso de açúcar no sangue, fique alerta e comece observando logo abaixo os seguintes sinais de que você pode ter alto nível de açúcar no sangue.

Veja como o excesso de açúcar reflete no corpo:

Sinais na pele

A pele, o maior órgão do corpo, pode oferecer pistas sutis, mas significativas, sobre o diabetes. Indivíduos com diabetes geralmente apresentam pele seca e com coceira devido à desidratação resultante da micção frequente, uma marca registrada da doença.

Além disso, a presença de manchas escuras e espessas na pele, geralmente nas dobras do corpo – podem indicar resistência à insulina, muitas vezes um precursor do diabetes tipo 2. Além disso, indivíduos com diabetes são mais suscetíveis a infecções fúngicas, que se desenvolvem em um ambiente com alto teor de açúcar.

Sinais nos olhos

O diabetes pode exercer um impacto profundo nos olhos, levando potencialmente a uma condição chamada retinopatia diabética. Este distúrbio progressivo danifica os vasos sanguíneos na retina, prejudicando a visão. Distúrbios visuais, como visão turva ou flutuante, dificuldade de foco ou mudanças repentinas na visão, podem sinalizar o início da retinopatia diabética. Exames oftalmológicos regulares são cruciais para detectar e gerenciar essa complicação.

Sinais nos pés e pernas

Danos nos nervos (neuropatia) e má circulação sanguínea são complicações comuns do diabetes, afetando principalmente as extremidades inferiores. A neuropatia diabética pode levar a formigamento, dormência ou até mesmo dor nos pés e pernas.

Além disso, o fluxo sanguíneo reduzido aumenta o risco de úlceras e infecções do pé diabético, podendo necessitar de amputação se não for tratado.

Sinais nos rins

O diabetes se destaca como uma das principais causas de doença renal, também conhecida como nefropatia diabética. Esta condição prejudica gradualmente a função renal e pode levar à insuficiência renal.

Os sinais de envolvimento renal podem incluir tornozelos inchados, aumento da frequência urinária e hipertensão arterial persistente. O monitoramento regular da função renal e da pressão arterial é crucial para o gerenciamento dessa complicação.

Alimentos que melhoram a circulação sanguínea e reduzem riscos cardíacos


  • Alho - Rico em alicina que é um vaso dilatador, ajudando na boa circulação do sangue, além de ser hipotensor, melhorando a pressão arterial.
  • Beterraba - Ela é rica em óxido nítrico que promove um relaxamento dos vasos, regula a pressão arterial, proporcionando um melhor fluxo do sangue, do oxigênio e de nutriente pelo corpo. Dê preferência para consumi-la crua para evitar os picos de índice glicêmico.
  • Nozes - As nozes são ricas em arginina, um aminoácido que auxilia na vaso dilatação, além de ser rica em ômega 3, muito importante para a corrente sanguínea e circulação.
  • Tomates - O tomate é rico em licopeno, um poderoso antioxidante que impede a oxidação do colesterol ruim, o que diminui o risco de aterosclerose e, consequentemente, de doenças cardiovasculares. Ele também é rico em potássio que ajuda a eliminar o sódio pela urina, sendo, então, um excelente diurético. A ser consumido preferencialmente cru!
  • Gengibre - O gengibre é um potente anti-inflamatório e um grande auxiliar para a circulação sanguínea, isso se deve à presença de uma enzima que auxilia na dissoução da fibrina, uma proteína que se acumula nas veias e é responsável pela coagulação do sangue.
  • Cúrcuma - Sugestão de compra na Amazon ( Suplemento: IN-Curcumin+ (Cúrcuma + Pimenta Preta 120 Cápsulas) - Imperium Nutrition) capaz de auxiliar na manutenção da saúde apresentando efeitos benéficos antioxidantes, anti-inflamatórios e imunomoduladores. É fonte natural de Vitaminas A, do Complexo B, C, D, E e K, e minerais.

Várias investigações revelaram que a curcumina possui potentes atividades bioquímicas e biológicas, incluindo atividades anti-inflamatórias, antivirais, antioxidantes antibacterianas e anticancerígenas.

Outra causa é a falta de exercício. Algumas pessoas ainda pensam que o exercício físico apenas ajuda com a freqüência cardíaca e mantém os ossos fortes. Mas o que o exercício físico também faz é ajudar manter suas células musculares sensíveis à insulina. Se você não se exercita, corre o risco de suas células musculares se tornarem resistentes à insulina, o que controla os níveis de açúcar no sangue.

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