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Fazer ESTA simples mudança na dieta melhora o microbioma intestinal e ajuda a prevenir doenças inflamatórias

Vida saudável: Fazer ESTA simples mudança na dieta melhora o microbioma intestinal e ajuda a prevenir doenças inflamatórias... A pesquisa confirma o que os especialistas em saúde natural insistem há anos

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Fazer ESTA simples mudança na dieta melhora o microbioma intestinal e ajuda a prevenir doenças inflamatórias

Um novo estudo da Escola de Medicina de Stanford sugere que um simples "ajuste" dietético - enriquecer a dieta com alimentos fermentados como iogurte, chucrute fresco e kimchi - pode melhorar a saúde e a diversidade dos micróbios (ou microbiota), reduzindo os níveis de enzimas inflamatórias no corpo. Portanto, veremos como os alimentos fermentados contribuem para uma melhor saúde e prevenção de doenças.

A pesquisa confirma o que os especialistas em saúde natural insistem há anos: que o microbioma intestinal — a comunidade de bactérias no trato intestinal — desempenha um papel vital na saúde. Os pesquisadores dizem que os desequilíbrios nesta comunidade microbiana — alternativamente conhecidos como disbiose - podem desencadear uma lista de problemas de saúde indesejados, incluindo aumento do risco de obesidade, autismo, "intestino permeável" e condições inflamatórias, como artrite.

Resultados inesperados do estudo deixam os pesquisadores coçando a cabeça — enquanto destacam os benefícios dos alimentos fermentados.


No ensaio clínico controlado, publicado em julho na Cell , 36 adultos saudáveis ​​foram aleatoriamente designados para uma dieta de dez semanas que incluía alimentos fermentados (incluindo iogurte, kefir, queijo cottage fermentado, kimchi e chá de kombucha ) ou alimentos fibrosos (como legumes, sementes, nozes, grãos inteiros, vegetais e frutas).

As descobertas pareceram pegar os pesquisadores de surpresa. A equipe descobriu que os participantes do grupo de alimentos fermentados experimentaram um aumento da diversidade microbiana, exibindo uma maior variedade de bactérias intestinais “saudáveis”. Ao mesmo tempo, eles mostraram níveis drasticamente reduzidos de 19 proteínas inflamatórias diferentes (como a interleucina-6) ligadas à artrite reumatoide, diabetes tipo 2 e estresse crônico. E os resultados eram dependentes da dose, o que significa que os efeitos positivos aumentaram com uma porção maior.

Os alimentos fermentados superam os alimentos ricos em fibras


Como as dietas ricas em fibras foram associadas em vários estudos a taxas mais baixas de doenças inflamatórias e mortalidade mais baixa, os pesquisadores esperavam que este último estudo mostrasse que os alimentos ricos em fibras diminuíssem os níveis de proteínas inflamatórias. No entanto, não foi esse o caso — e os pesquisadores pareceram um pouco chateados.

"Esperávamos que o alto teor de fibra tivesse um efeito benéfico universal e (para) aumentasse a diversidade da microbiota", disse a pesquisadora sênior Erica Sonnenburg, Ph.D. Ela reconheceu que os dados sugeriam que os aumentos de curto prazo na ingestão de fibras eram "insuficientes para aumentar a diversidade microbiana".

No entanto, a história é um pouco mais complicada do que parece. Os resultados também mostraram que o aumento da ingestão de fibras levou a mais carboidratos nas amostras de fezes, sugerindo uma decomposição incompleta das fibras pelos micróbios intestinais. Uma vez que pesquisas anteriores sugeriram que os microbiomas das pessoas que vivem em países industrializados são deficientes em micróbios degradadores de fibras, o Prof. Sonnenburg levantou a hipótese de que um estudo de longo prazo poderia ter dado tempo para que as bactérias intestinais se adaptassem ao aumento da fibra alimentar.

Claro, os especialistas dizem que ainda é uma escolha sábia obter bastante fibra alimentar. Extensos estudos demonstraram que as dietas ricas em fibras proporcionam importantes benefícios à saúde, inclusive ajudando a diminuir o colesterol LDL e reduzindo o risco de certos tipos de câncer.

Os cientistas chamam o recente aumento de doenças inflamatórias de "avassalador"


O estudo ajudou a ilustrar a ligação tripla entre mudanças na dieta, equilíbrio do microbioma intestinal e saúde geral. Os pesquisadores concordaram que a dieta "molda" o microbioma intestinal, com baixa diversidade da microbiota associada ao aumento da incidência de obesidade e diabetes. Observando o aumento “avassalador” de doenças inflamatórias crônicas, a equipe expressou esperança de que os alimentos fermentados possam ajudar a agir contra esse fenômeno perigoso.

 E essas doenças cobram um preço terrível. Por exemplo, as doenças cardíacas causadas por inflamação são a causa da morte número um de adultos nos Estados Unidos, matando cerca de 655.000 americanos por ano. E o diabetes tipo 2, que também tem um componente inflamatório, está se aproximando de níveis epidêmicos, com mais de 34 milhões de americanos afetados.

Você pode ajudar a reconfigurar o importantíssimo microbioma intestinal e aumentar a imunidade com alimentos fermentados.


O coautor do estudo, Justin Sonnenburg, PhD, professor associado de imunologia e microbiologia, chamou as descobertas de "impressionantes" e disse que a pesquisa forneceu um dos primeiros exemplos de como uma simples mudança na dieta poderia "remodelar" o microbioma intestinal.

A equipe concluiu que dietas direcionadas à microbiota, como dietas ricas em alimentos fermentados, podem alterar o estado imunológico, proporcionando um “caminho promissor para diminuir a inflamação em adultos saudáveis”.

A próxima ordem de trabalho é que os pesquisadores examinem se os alimentos fermentados também podem reduzir a inflamação em pacientes com distúrbios imunológicos e metabólicos existentes.

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Autor: Coletividade Evolutiva

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