Reforço do sistema imunológico: Pesquisadores descobriram "fonte de molécula jovem" natural

O corpo humano passa por um processo natural de envelhecimento. Agora, os pesquisadores afirmam ter descoberto uma espécie de "fonte de molécula jovem" em frutas e nozes – a urolitina A. Acima de tudo, isso apoia o sistema imunológico humano e aparentemente pode reverter o processo de envelhecimento lá.

À medida que envelhecemos, o mesmo acontece com o nosso sistema imunológico, tornando-o mais suscetível a infecções e doenças. Mas há obviamente uma maneira de desacelerar e talvez até reverter esse processo específico de envelhecimento. Isso se deve a uma nova descoberta interessante de cientistas suíços.

Um estudo recente publicado na Nature examina o potencial rejuvenescedor de uma molécula encontrada em frutas e nozes no sistema imunológico envelhecido. A pesquisa sugere que essa molécula tem a capacidade de conter e reverter o declínio relacionado à idade na função imunológica, fornecendo insights importantes para melhorar a saúde imunológica em idosos. As principais conclusões são:

• Ação molecular: O estudo identifica uma molécula específica presente em frutas e castanhas.
  • Reversão do declínio relacionado à idade: Esta molécula efetivamente freia e reverte o declínio da função imunológica associada à idade.
  • Potenciais benefícios para a saúde: A pesquisa sugere que a inclusão desta molécula na dieta poderia melhorar a saúde imunológica em adultos mais velhos.
  • Reforço imunológico natural: Compostos naturais em alimentos do dia a dia, como frutas e nozes, podem desempenhar um papel crucial no apoio ao sistema imunológico, especialmente em pessoas idosas.

A molécula, a urolitina A, estimula o processo de reciclagem natural das mitocôndrias (a chamada "autofagia"), que por sua vez tem um efeito positivo no sistema imunológico. Isso ocorre porque quando as mitocôndrias nas células não funcionam mais corretamente, "lixo" se acumula nelas, o que impede que as mitocôndrias saudáveis funcionem. E os efeitos positivos desta molécula para a saúde já foram observados antes.

Nos experimentos com camundongos, a suplementação com urolitina A mostrou uma resposta imune significativamente melhorada a infecções em camundongos mais velhos. Os resultados mostraram uma sequência de eventos que restauraram a função imune: a urolitina A aumentou a capacidade de reciclagem das mitocôndrias (autofagia), restaurou efetivamente as células-tronco hematopoéticas, revigorando o sistema imunológico.

Esses achados podem ser um grande trunfo para a defesa contra diversas doenças. Original em: Report24