Curar a depressão com uma vitamina?

POR KELLY BROGAN - Publicado originalmente em www.kellybroganmd.com


Curar a depressão com uma vitamina?

Você já se perguntou se a depressão poderia ser aliviada com um suplemento de venda livre, sem receita médica? Ou como extinguir sua ansiedade crônica através do consumo de certos alimentos que contêm ingredientes naturais redutores de estresse? Continue lendo, porque tenho algo para você que pode ser uma agradável surpresa!

Todos os dias, vejo pacientes que desejam fazer tudo ao seu alcance para evitar o uso de medicamentos farmacêuticos que afetam a mente. Isso é especialmente verdade para mulheres que desejam engravidar ou que já estão grávidas. Entre os exames que solicito para entender a biologia dos meus pacientes quando eles vêm me consultar, está o nível de vitamina B12. Está baixo? Se sim, poderia ser a razão pela qual eles estão em meu consultório em primeiro lugar?

A deficiência de vitamina B12 tem sido associada ao desenvolvimento da depressão.


Ela é um dos blocos de construção básicos da vida. E é um dos antidepressivos mais importantes. Todos nós precisamos de vitamina B12 para produzir glóbulos vermelhos e membranas de células nervosas, para regular a expressão do nosso DNA e múltiplas outras funções do cérebro e do corpo. 

Ela protege o cérebro e o sistema nervoso, regula os ciclos de sono e humor e mantém o sistema imunológico funcionando corretamente. Uma deficiência grave pode levar não apenas a uma profunda depressão, paranoia e delírios, perda de memória, mas também incontinência, perda de paladar e olfato e, eventualmente, encolhimento cerebral físico e demência.


A literatura médica está repleta de relatos de casos de pessoas com essas condições que foram curadas com uma única injeção de vitamina B12. Na verdade, um dos meus artigos favoritos que mudou o jogo foi um relato de caso de 2003 de uma vegetariana de longa data que experimentou um mês e meio de depressão progressivamente pior. Eventualmente, ela começou a ouvir vozes e sentir paranoia. A mulher de cinquenta e dois anos na pós-menopausa acabou ficando o que é chamado de catatônica, o que significa que ela estava acordada e viva, mas não respondia e estava em grande parte em um estado vegetativo. Você automaticamente assumiria que se tratava de um caso grave de patologia grave, certo?

Ela foi tratada com terapia eletroconvulsiva e antipsicóticos, mas sem sucesso. E então ela foi transferida para outro hospital, onde, por acaso, testaram seus níveis de vitamina B12. Adivinhe o que aconteceu: Foi quando descobriram que ela tinha uma deficiência leve e, após receber uma injeção de vitamina B12, ela se recuperou completamente. Ela voltou rapidamente ao seu estado saudável de 14 anos atrás e não precisou de mais tratamento. Embora seja um dos casos mais extremos, ele é emblemático de como uma deficiência simples, mas crítica, pode ser a raiz casual de manifestações psiquiátricas e intervenções posteriores de alto risco.

Aproximadamente dois quintos da população têm uma deficiência severa de B12 por uma variedade de razões, desde uma dieta pobre e disbiose (um desequilíbrio da flora intestinal) até o uso de medicamentos como antiácidos (por exemplo, Prilosec e Nexium, conhecidos como “inibidores de bomba de prótons”) e medicamentos para diabetes. Veganos e vegetarianos podem ter que ser especialmente cautelosos para não se tornarem deficientes, pois a fonte mais rica de vitamina B12 é encontrada em produtos de origem animal, como peixe, aves, carne e ovos (daí o caso da vegetariana de longa data – eventualmente isso a afetou).

Em minha prática, é padrão solicitar um simples exame de sangue para determinar os níveis de B12 em pacientes. Para mim, é praticamente uma decisão fácil hoje, já que sei que posso melhorar significativamente a saúde de muitos pacientes com essa intervenção simples. (A deficiência é tradicionalmente definida como abaixo de 150 a 200 pg/mL (picograma/mililitro), mas você deve estar acima de 600 pg/mL para uma saúde ideal.) Sou especialmente vigilante em relação às mulheres grávidas, pois os bebês nascidos de mães deficientes em B12 correm sério risco de apresentar sintomas neurológicos, como letargia, atrasos no desenvolvimento e atrasos no desenvolvimento cognitivo e motor.

Você deve se perguntar: Sua depressão está sendo alimentada pela baixa quantidade de B12? Será que você poderia curar sua depressão e seguir em frente com sua vida através de um suplemento de B12 que custa tanto quanto um ingresso de cinema para um mês de uso?

Dica: A vitamina B12 vem em algumas formas diferentes, que variam em eficácia e segurança. A cianocobalamina é a forma mais comumente usada do nutriente. É menos cara, mas não é encontrada na natureza, e seu metabolismo pode liberar pequenas quantidades de cianeto no sistema. Isso mesmo: cianeto. 

Embora isso nunca seja suficiente para causar envenenamento por cianeto, é um problema potencial para pessoas com detoxificação prejudicada devido a problemas genéticos, deficiências de nutrientes ou doenças crônicas. A forma mais desejável de B12 é a metilcobalamina, que é a forma produzida por nossas bactérias intestinais. Portanto, quando você estiver procurando um complexo B, certifique-se de que contenha B12 na forma de metilcobalamina (ou hidroxocobalamina ou adenosilcobalamina), além das outras vitaminas do complexo B.

Dica extra: Quando verificar seus níveis de vitamina B12, peça também para verificar seus níveis de homocisteína. Este é um método mais preciso e sensível de triagem para deficiência de vitamina B12. A homocisteína é uma proteína potencialmente inflamatória que precisa ser metabolizada pela B12 e pelo ácido fólico. Os níveis ideais de homocisteína estão entre sete e 10 micromoles por litro de sangue. Normalmente, uma homocisteína acima de oito é um sinal de alerta para a inflamação que pode responder à suplementação de B12.

Essa é uma das muitas maneiras pelas quais a depressão (e a fadiga, confusão mental, etc.) se apresenta como um convite para recalibrar, reequilibrar e reexaminar maneiras de melhor apoiar nosso organismo.

Publicado originalmente em www.kellybroganmd.com
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