Dicas de segurança alimentar: Como reduzir o arsênico no arroz em 80%

Dicas de segurança alimentar: Como reduzir o arsênico em seu arroz em 80%

O arsênico é um oligoelemento muito tóxico. Ao longo da história, as pessoas têm ingerido, consciente ou inconscientemente . Esse problema parece estar piorando, à medida que mais e mais arsênico estão entrando na comida das pessoas, principalmente no arroz.

O arroz é um alimento básico para uma grande porcentagem da população mundial, o que abre a possibilidade de bilhões de pessoas se envenenarem sem querer.
O arsênico penetra no arroz através do uso de pesticidas, herbicidas

O arsênico está entrando no arroz porque é uma substância que ocorre naturalmente. Pode aparecer na água, no solo e nas rochas. As principais fontes de poluição por arsênico vêm do uso de determinados pesticidas e herbicidas, fertilizantes fosfatados, conservantes de madeira, resíduos industriais e atividades de mineração, entre outras atividades industriais poluentes.

O arsênico freqüentemente drena para as águas subterrâneas. Nas águas subterrâneas, a substância tóxica pode chegar ao suprimento de água que pode ser usado pelas pessoas para irrigação das culturas - como o arroz em casca.

O arroz em casca é cultivado em "campos de arroz" inundados que exigem muita água para irrigação. Em muitas partes do mundo, essa água está fortemente contaminada com arsênico. Para piorar a situação, o arsênico também pode se acumular no solo dos arrozais, e o arroz tende a absorver mais arsênico do que a maioria das culturas alimentares.

Se você está consumindo arroz mais de duas vezes por semana, também deve se preocupar com o arsênico em seu sistema. Um estudo, publicado no International Journal of Environmental Health Research , descobriu que adultos americanos que consumiam arroz mais de duas vezes por semana tinham níveis significativamente mais altos de arsênico na urina .

Felizmente, existem maneiras de preparar arroz que pode remover a maior parte do arsênico que ele pode conter. Esse método foi desenvolvido por Andrew Meharg, membro da Royal Society of Edinburgh e membro da Royal Irish Academy . (h / t para ModernSurvivalBlog.com )

  1. Mergulhe o arroz na água durante a noite. Isso abre os grãos de arroz, permitindo que qualquer arsênico dentro dele escape.
  2. Escorra o arroz pela manhã e lave-o abundantemente com água limpa.
  3. Para cada parte do arroz, adicione cinco partes de água.
  4. O arsênico geralmente deixa o arroz durante o processo de cozimento. No entanto, se você cozinhar o arroz até secar ou se usar uma panela de arroz, o arsênico será reabsorvido. Não ferva o arroz seco. Cozinhe o arroz apenas até ficar macio.
  5. Drene o excesso de água do arroz e lave-o novamente com água quente.

Se você quiser diminuir ainda mais suas chances de envenenamento, Meharg e seu colega especialista em arroz, John Duxbury, químico de solo da Universidade de Cornell , sugerem a compra de arroz basmati importado da Índia e do Paquistão ou arroz de jasmim importado da Tailândia. Segundo seus estudos , esses tipos de arroz provenientes dessas partes do mundo contêm a menor quantidade de arsênico.

Efeitos do arsênico em seu sistema


Consumir altas doses de arsênico pode causar uma variedade de sintomas adversos e, se não for tratado imediatamente, pode levar à morte. A ingestão a longo prazo de arsênico pode levar a:

  • Estreitamento ou bloqueio dos vasos sanguíneos
  • Pressão alta
  • Doença cardíaca
  • Diabetes tipo 2
  • Função cerebral prejudicada
  • Prejudicada concentração, aprendizado e memória, inteligência reduzida e competência social em crianças
  • Vários tipos de câncer , incluindo câncer de pele, pulmão, bexiga, rim e fígado

A contaminação por arsênico é uma preocupação séria, especialmente para bilhões de pessoas na Ásia que consomem arroz como parte essencial de sua dieta diária. Felizmente, seguindo este guia de culinária simples, você pode evitar essa substância tóxica e aproveitar plenamente os benefícios que vêm com a ingestão de arroz.

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