As estações mudam e sua dieta também deve

Artigo por: A Dra. Michelle Kmiec  -  Você encontra uma comida que ama e depois a come diariamente, mês após mês, como ouvir sua música favorita. Soa familiar? No entanto, a verdadeira questão é: comer os mesmos alimentos durante o ano todo a…

As estações mudam e sua dieta também deve

Artigo por: A Dra. Michelle Kmiec  - Você encontra uma comida que ama e depois a come diariamente, mês após mês, como ouvir sua música favorita. Soa familiar? No entanto, a verdadeira questão é: comer os mesmos alimentos durante o ano todo afeta a sua saúde?

Com a introdução de alimentos processados ​​na década de 1950, a capacidade de transportar alimentos em todo o mundo e a introdução de supermercados em larga escala, a maioria dos alimentos agora está disponível para nós em qualquer época do ano. E embora isso possa parecer um luxo, ele nos fez esquecer o que significa comer sazonalmente e, o mais importante, nos privou dos muitos benefícios nutricionais e emocionais da alimentação sazonal.

E não vamos esquecer o ônus que o processamento e a remessa colocam em nosso ambiente (mas essa é uma discussão totalmente diferente).

Comer sazonalmente significa comer o que é colhido localmente e isso é bom para o corpo, o espírito e o meio ambiente .

Historicamente, a alimentação sazonal nunca foi uma questão. Em todo o mundo, as pessoas comiam instintivamente quando a natureza os produzia. Eles faziam suas refeições em torno de alimentos que eram colhidos durante a alta temporada e naturalmente personalizavam suas dietas para enfrentar os desafios das diferentes estações do ano.

Por exemplo, durante os meses de inverno, quando seus corpos precisavam de mais calor, eles preparavam refeições mais pesadas com vegetais de raiz e proteínas animais. Geralmente, mais proteínas animais eram consumidas nos meses de outono e inverno, quando os produtos frescos eram escassos. Na primavera, quando as colheitas eram plantadas e colhidas, as pessoas começavam a incorporar mais frutas e legumes em suas refeições e, no verão, consumiam uma dieta baseada principalmente em plantas. E as diferentes estações do ano também ofereceriam sabores, texturas e aromas diferentes - como diz o ditado, a variedade é o tempero da vida!

Quando o produto é cultivado em sua estação preferida e sob condições adequadas de cultivo, ele cresce em todo o seu potencial e mantém todos os seus nutrientes naturais.

O produto enviado geralmente é colhido antes do amadurecimento, para que não apodreça durante o transporte; no entanto, frutas e verduras que são colhidas prematuramente e mantidas por um período mais longo têm menos valor e sabor nutricionais. A escolha de frutas e verduras durante a estação de crescimento natural garante que elas sejam frescas e densas em nutrientes, pois os produtos colhidos no auge contêm mais vitaminas, minerais e antioxidantes .

E há algo mais, eu não sei sobre você, mas quando eu era criança, lembro-me do incrível cheiro doce de frutas e legumes frescos que instantaneamente atingiu meu nariz quando entrei na seção de produtos de uma mercearia. Hoje o cheiro se foi, junto com a maior parte do sabor! Você já percebeu isso também?

É claro que a capacidade de processar e enviar alimentos para regiões não nativas do produto tornou o consumo desses produtos muito conveniente, mas a questão ainda permanece: essa conveniência melhora a saúde geral ou a atrapalha?

E não vamos esquecer que também há um componente emocional na alimentação sazonal, pois ela nos conecta ao calendário e, muitas vezes, às memórias positivas.

Lembre-se de como é cortar um suculento tomate vermelho em uma noite quente de verão ou o cheiro de milho assado em uma fogueira no final do verão? Imagine-se andando por um pomar de maçãs em um dia claro e depois mordendo o primeiro pedaço de fruta que você colhe da árvore. É azedo, doce ou talvez em algum lugar no meio? Talvez para você, seja a introdução da temporada de férias com a família reunida, desfrutando do conforto de estar juntos com a boca cheia de molho caseiro de cranberry .

A alimentação sazonal também é a base de muitas tradições medicinais antigas, que a consideram essencial para a saúde e o equilíbrio emocional. Se comermos de acordo com a estação do ano, estaremos em harmonia com o ambiente externo e poderemos nos adaptar melhor às mudanças, prevenir doenças e manter um estado mental positivo e pacífico. E um exemplo perfeito disso é a Medicina Tradicional Chinesa.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é praticada há mais de 2000 anos e, para o povo chinês de 2000 anos atrás, não era difícil subir ao pôr do sol, ir para a cama ao anoitecer e cultivar e comer alimentos como a natureza pretendia.

No MTC, acredita-se que existem cinco elementos que compõem o mundo material. Esses elementos estão todos interconectados, bem como as estações do ano, e têm suas próprias personalidades únicas.

  • Madeira (Primavera)
  • Fogo (verão)
  • Terra (final do verão)
  • Metal (outono)
  • Água (inverno)

O MTC oferece uma abordagem holística da saúde através de suas várias modalidades, que incluem acupuntura, fitoterapia, Qi Gong, Tui Na (massagem chinesa) e importante para este tópico - terapias dietéticas.

Alimentos sazonais saudáveis ​​da perspectiva do Medicina Tradicional Chinesa

A terapia dietética do MTC começa com alimentos com temperatura e propriedade energética. As diferentes temperaturas são frias, frias, neutras, quentes e quentes, e as energias são predominantemente Yin ou Yang .

O fundamento da MTC é o equilíbrio de Yin e Yang, representado como noite e dia, frio e quente e outras energias opostas, mas complementares.

Yang representa movimento e calor, enquanto Yin é descanso e frio.

Como regra geral, os alimentos que crescem ao sol são Yang na natureza, enquanto os que crescem na terra e nas trevas são Yin.

Os alimentos Yin também são geralmente macios, úmidos e frescos, enquanto os alimentos Yang são duros, secos e picantes.

Conhecer as propriedades energéticas dos alimentos é muito importante por razões óbvias. Se alguém sofre de uma doença como reumatismo, comer alimentos quentes seria benéfico. Por outro lado, se alguém sofre de azia, alimentos frios ou frios seriam benéficos (mais sobre este assunto pode ser encontrado: Alimentos e emoções de uma perspectiva da medicina tradicional chinesa e frequência e energia de alimentos para sua saúde e alma ).

É importante também levar em consideração os sabores dos alimentos:


  • Azedo - Madeira - Primavera
  • Amargo - Fogo - Verão
  • Terra doce - fim do verão
  • Pungente - Metal - Outono
  • Salgado - Água - Inverno

Esses sabores estão associados aos vários elementos, sistemas de rede e diferentes estações do ano, conforme descrito abaixo.

A primavera é uma época de expansão, movimento ascendente, planejamento e previsão do futuro. É um momento de renovação. Este é um momento perfeito para uma desintoxicação , assim como a limpeza de primavera.

De acordo com a MTC, a mola está relacionada ao elemento Madeira e ao sistema de rede do fígado. O fígado controla o fluxo de Qi (energia) e sangue no corpo. A desintoxicação pode ser alcançada através do movimento do Qi e do sangue.

Como a primavera está relacionada ao sabor azedo, adicionar lima ou limão à água é uma ótima maneira de ajudar o fígado na desintoxicação . Além disso, o vinagre como o vinagre de maçã é incentivado especialmente nesta época do ano.

Os alimentos recomendados para a primavera incluem:


  • Cebola crua
  • Alho-poró
  • Mostarda em folha
  • Inhame chinês
  • Limões e limas
  • datas
  • Coentro
  • Cogumelos
  • Verduras frescas e vegetais folhosos
  • Carnes mais leves, como frango caipira

O verão se relaciona com o elemento Fogo e o sistema de rede do Coração e é considerado um período de crescimento e amadurecimento. O verão produz muita energia e movimento, enquanto o fogo rege o coração, a mente e o espírito.

Recomenda-se consumir alimentos frescos, como saladas e vegetais crus. Os alimentos frescos Yin estão umedecendo e contrabalançando o calor. 

Também é aconselhável comer alimentos com sabores mais amargos, como:


  • Pepinos
  • Tomates
  • Goji Berry
  • Brócolis
  • Couve
  • Salsinha
  • Espargos
  • E proteínas animais como:
  • Galinha da Cornualha
  • A maioria dos peixes

O final do verão refere-se a um período de transição não apenas das estações, mas também de um período de estabilização da terra, de modo que acolha o acalmamento, nutrição e rebrota que ocorrem após a alta atividade da primavera e do verão. Assim, o elemento da Terra. O elemento da Terra refere-se ao pâncreas, estômago e baço. Como esses órgãos quebram, auxiliam na circulação dos nutrientes e regulam o açúcar, não é de surpreender que o sabor primário dessa época do ano seja doce.

É claro que, quando a maioria de nós pensa em algo doce, podemos imaginar um bolo, doce ou sorvete; no entanto, embora esse tipo de comida possa nutrir a alma, lembre-se de que em grandes quantidades eles podem ser facilmente prejudiciais ao corpo.

Em vez disso, pense no sabor doce como a natureza pretendia, como:


  • Todas as frutas
  • Batatas doces
  • Milho
  • Abóbora
  • Cebolas cozidas
  • Camarão
  • Caranguejo
  • Salmão

O outono é uma época de definhar e desacelerar o crescimento. Como o tempo está esfriando, também é hora de reduzir o número de alimentos que você consome.

O outono se relaciona com o elemento Metal e o sabor correlato de Pungente, que dispersa uma energia "quente" ou Yang, que é considerada benéfica para os pulmões e intestino grosso.

É a época do ano para ingredientes e refeições mais saudáveis ​​que levam mais tempo para esfriar. 

As recomendações alimentares para o outono incluem:


Repolho
Pimenta
Ovos
Faisão
Pato
Bisson

O inverno é um momento de agachar, conservar e construir força para a primavera. Esta temporada refere-se ao elemento Água e ao sistema de rede do rim. O sabor correlacionado é salgado.

Nota lateral: Como as supra-renais fazem parte desse sistema de rede, faz sentido que “Salgado” seja o sabor dominante, pois a falta de sal causa uma diminuição dos hormônios relacionados ao estresse. Com o tempo, isso pode ser diagnosticado como fadiga adrenal .

Os alimentos tonificantes renais são importantes durante os meses de inverno. 

As recomendações alimentares para o inverno incluem:


  • Nozes torradas
  • Caldo de osso
  • Missô
  • Feijões pretos
  • Melaço
  • Verdes folhosos escuros
  • Vegetais Marinhos
  • Carne vermelha alimentada com capim
  • Carne de veado

Não importa a estação, eu sempre recomendo que, para uma saúde ideal, todos os alimentos sejam locais, frescos e orgânicos sempre que possível.

A ingestão de alimentos sazonais que você cultivou em seu próprio jardim, comprados no mercado de um fazendeiro local ou que foram sugeridos por um praticante de MTC, não apenas fornecerão excelente suporte nutricional, mas também benefícios emocionais.

Portanto, reserve um momento e pense em seus próprios hábitos alimentares. Você tem uma tendência a comer de forma diferente durante as diferentes estações do ano? Tome nota dos alimentos que lhe vêm à mente quando pensa em cada uma das quatro estações do ano.

Aqui estão mais algumas perguntas e idéias a serem consideradas:


  1. Você acha que come de maneira diferente durante cada uma das quatro estações do ano ou costuma comer os mesmos alimentos ao longo do ano? Quantos alimentos processados ​​você consome?
  2. Comer frutas e vegetais cultivados em seu ambiente natural e colhidos em seu pico de maturação garante que eles sejam frescos e densos em nutrientes. Agora que você sabe que há benefícios para a saúde em comer sazonalmente, isso o inspira a comer mais alimentos locais e sazonais?
  3. Depois de ler sobre as terapias dietéticas da Medicina Tradicional Chinesa, por que não incorporar alguns dos alimentos sazonais recomendados em sua dieta e ver como isso afeta sua saúde.
  4. Que perguntas vêm à mente ao pensar em comer alimentos específicos para manter o equilíbrio e a harmonia durante cada uma das estações do ano versus comer alimentos colhidos prematuramente, processados ​​e enviados para destinos distantes?
  5. Você consegue pensar em alimentos que desencadeiam uma resposta emocional e como você acha que isso afeta sua saúde?
Este trabalho é reproduzido pelo Coletividade Evolutiva, de : Online Holistic Health
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