Alto teor de gordura, pouca evidência: o problema com a dieta ceto

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Uma dieta cetogênica (ou ceto) é predominantemente composta de alimentos ricos em gordura - incluindo manteiga, óleos, carne, peixe, ovos e queijo - e vegetais com baixo teor de carboidratos, como couve-flor e verduras. Isso força o corpo a queimar gordura como combustível, em vez de glicose. Para manter esse estado, conhecido como cetose, os seguidores normalmente restringem a ingestão de carboidratos para menos de 50 g por dia. E, como a proteína também pode ser decomposta em glicose, isso também deve ser restrito.

Pelos padrões de qualquer um, esse é um regime difícil de se manter - os adeptos têm que limitar sua ingestão de frutas. Jan Vyjidak, 38 anos, consultor de gestão que contribuiu com pesquisas sobre o metabolismo energético, incluindo a restrição de carboidratos, à Public Health Collaboration, uma instituição de caridade que promove estilos de vida saudáveis, faz parte da dieta cetônica há quase uma década. Diz ele, para gerenciar sua saúde e melhorar seu desempenho atlético. "Transformou minha vida", diz ele. "Ele acabou com minha fome constante e consegui parar todos os medicamentos para minha asma e psoríase em seis meses."

Sendo pobre em fibras, rica em gordura saturada e carne vermelha, e extremamente restritiva, a dieta ceto não se alinha realmente com as diretrizes nutricionais emitidas por especialistas do governo. Os críticos da dieta dizem que é, na melhor das hipóteses, uma tendência passageira e, na pior das hipóteses, uma forma socialmente aceitável de comer desordenado. Seus seguidores, no entanto, juram por perda de peso e saúde, às vezes com uma paixão fanática.

As alegações sobre a dieta cetóide foram desestabilizadas, impulsionadas por anedotas, hipérboles e celebridades (entre elas, Halle Berry e Vanessa Hudgens ). Como nutricionista registrada , estou interessado nas evidências. É possível que uma dieta tão restritiva, tão rica em gordura, possa ser saudável ou sustentável?

O que sabemos hoje como keto 


O que sabemos hoje como keto foi desenvolvido como uma ferramenta clínica há mais de 100 anos. Em 1911, os médicos notaram que as crianças com epilepsia pararam de ter convulsões depois de dois dias de jejum absoluto, o ponto em que seus corpos teriam sido forçados a cetose. Mais tarde, os cientistas observaram que a cetose poderia ser alcançada por meio de uma dieta pobre em carboidratos e muita gordura (LCHF), sem o risco de infecções e taxas de mortalidade associadas ao jejum absoluto. Hoje, crianças resistentes a drogas antiepilépticas ainda seguem dietas cetogênicas para prevenir convulsões, sob o manejo de dietistas especialistas.

A descoberta levou os pesquisadores a explorar outras aplicações clínicas da dieta keto. Há evidências emergentes indicando que ele poderia ser usado como um tratamento para o diabetes tipo 2, mas com apenas um grande estudo feito até agora, é muito cedo para tirar conclusões sobre os riscos a longo prazo ou efeitos colaterais. O mesmo pode ser dito sobre o uso de dietas ceto para a recuperação do câncer. “Intervenções dietéticas para condições médicas nunca são isentas de riscos, e nunca há tamanho único”, diz Helen West, dietista registrada e co-fundadora do Projeto Enraizado., uma organização dedicada a tornar os conselhos nutricionais baseados em evidências mais acessíveis. “Nosso trabalho como clínicos é explicar os riscos e os benefícios de uma intervenção dietética específica, baseada na literatura científica e em nossa experiência, para ajudar as pessoas a fazer uma escolha informada.”

O medo, claro, é que muitas pessoas não procurem informações e apoio de profissionais de saúde regulamentados antes de fazer grandes mudanças em sua dieta. A maioria dos recém-chegados é atraída pelo ceto por seus potenciais benefícios de perda de peso e, embora continue sendo um tópico de debate entre os cientistas nutricionistas, seus proponentes geralmente encobrem os desconhecidos.

Os defensores de Keto alegam


Os defensores de Keto alegam que isso lhes dá uma vantagem para o desempenho atlético, transformando-os em máquinas de queima de gordura. A teoria apresentada é que, na cetose, você se adapta para usar mais eficientemente a gordura armazenada para obter energia - mas isso não é confirmado pela pesquisa.

"Se você comer mais gordura, vai usar mais gordura como energia", diz Alan Flanagan, cientista nutricional. Pesquisas publicadas até o momento não mostraram nenhum benefício significativo em seguir uma dieta cetônica para o desempenho atlético, diz ele; na verdade, isso pode impedir a capacidade de se exercitar em maior intensidade.

Keto não é um passe livre para passar a manteiga e o bacon (muitos dos quais podem aumentar o risco de câncer colorretal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde ). Alguns estudos de dietas LCHF mostraram melhorias nos perfis lipídicos no sangue, que medem os níveis de colesterol e algumas gorduras, mas isso é tipicamente um resultado da perda de peso. Pesquisas recentes descobriram que, após três semanas de seguir uma dieta LCHF, os participantes adultos jovens e saudáveis ​​registraram um aumento de 44%, em comparação com os controles, no colesterol de lipoproteína de baixa densidade - o tipo "ruim", aumentando o risco de doença cardiovascular.

Sendo disciplinado na dieta


Isso não é nem mesmo explicando o fato de que seguir uma dieta cetônica é difícil. Você tem que ser disciplinado, vigilante e  focado em todas as escolhas alimentares - você não pode casualmente derrubar uma maçã porque isso pode tirar você da cetose. Isto não é simplesmente uma questão de “força de vontade”; é também uma questão de meios, energia, recursos e tempo. Ele faz a pergunta: por que essa dieta incrivelmente desafiadora, rígida e cara é tão popular?

Uma resposta é a narrativa do “homem das cavernas moderno”, tão forte entre os defensores do ceto quanto era com seu antecessor pálido. Isso explica a noção convincente, mas equivocada, de que a doença é simplesmente o resultado de práticas modernas de processamento de alimentos e estilos de vida, e pode ser revertida ao retornar a um tempo mais simples.

Mas uma dieta é uma dieta é uma dieta, e todos eles funcionam da mesma maneira - reduzindo a quantidade líquida de energia consumida. As dietas Keto podem ter uma ligeira vantagem, já que a alta ingestão de gordura é supostamente ter propriedades saciantes, ajudando você a ficar satisfeito por mais tempo. Mas, na realidade, temos poucas evidências para mostrar que o keto é mais eficaz a longo prazo do que qualquer outra dieta - ou, na verdade, que qualquer dieta consegue manter o peso.

A verdadeira força motriz por trás da popularidade do keto 


A verdadeira força motriz por trás da popularidade do keto é nosso foco míope no peso como o único determinante da saúde, mantendo-nos no carrossel da dieta, pois essas dietas se tornam mais extremas a cada rotação. No entanto, a dieta demonstrou aumentar a vergonha do corpo, a ansiedade, a depressão e os padrões alimentares desordenados, particularmente a compulsão alimentar e a bulimia. Também é ineficaz, sendo um dos mais fortes preditores de ganho de peso futuro.

O prêmio colocado no peso significa que muitas vezes deixamos de considerar melhorias que podem ser feitas à saúde independentemente disso, como a aptidão física. "Comportamentos de promoção da saúde podem ter um efeito benéfico, mesmo se mudar seu estilo de vida para incorporá-los não resulta em perda de peso", diz West. "Infelizmente, o foco na perda de peso como o único objetivo valioso ... pode levar as pessoas a buscar a perda de peso a qualquer custo, e sentir que os comportamentos saudáveis ​​só valem a pena se resultarem em uma mudança estética".

Uma possível solução para o dogma da dieta


Uma possível solução para o dogma da dieta é uma abordagem chamada alimentação intuitiva: aprender a comer principalmente em resposta a sinais fisiológicos de fome e saciedade. Embora seja uma área relativamente nova de investigação , há descobertas promissoras: um estudo de 2017 descobriu que uma maior conscientização sobre as sugestões internas para comer tinha “o potencial de abordar comportamentos alimentares problemáticos e os desafios enfrentados por muitos com o controle de sua ingestão de alimentos”.

Comedores intuitivos parecem ter menos ansiedade e menos regras internalizadas sobre comida. Aprender a ser guiado pelo seu corpo também permite flexibilidade e sustentabilidade a longo prazo, sem a alta probabilidade de “fracasso” imposto por regras externas extremas. Para alguns, a alimentação intuitiva pode ser uma resposta para a questão de como quebrar um ciclo contínuo de dieta. Melhorar a aptidão é outra. Mas a resposta para uma boa saúde a longo prazo e sustentável provavelmente não envolve o bacon em torno de tudo.

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Site: Coletividade Evolutiva
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