REGENERAÇÃO CEREBRAL: POR QUE É REAL E COMO FAZÊ-LO

REGENERAÇÃO CEREBRAL: POR QUE É REAL E COMO FAZÊ-LO

Você já desejou que você pudesse regenerar as células cerebrais que você sacrificou na faculdade? Teme que seu cérebro em envelhecimento esteja em um estado de declínio perpétuo? A ciência médica está sendo reescrita para mostrar que podemos melhorar a saúde do nosso cérebro e que reparar o dano não só é possível, é algo que qualquer um pode fazer.
É um equívoco comum que o cérebro está além de reparado . Mesmo o estabelecimento médico afirmou que, uma vez que matamos células cerebrais, eles se foram para sempre. O fato é que o cérebro pode se reparar e, como a ciência está provando agora, existe um benefício real para práticas simples que podem ajudar a manter nossos cérebros afiados e elásticos ao longo da nossa vida.

Reescrevendo a história da saúde cerebral

O campo da neurociência cognitiva é relativamente novo - apenas cerca de cem anos de idade - por isso, não é nenhuma surpresa que estamos constantemente chegando a uma compreensão mais nova e melhor de como o circuito neural do cérebro humano suporta o funcionamento geral do cérebro.
Durante a maioria desses cem anos, acreditava-se que uma vez danificado, o cérebro não podia se regenerar. As células do cérebro eram finitas, e qualquer perda ou lesão seria sofrida como uma deficiência para o resto da vida dessa pessoa. Isso criou uma falsa crença de que o cérebro está essencialmente em um estado de declínio perpétuo.
Embora a evidência convincente em contrário tenha sido apresentada já em 1960, o dogma médico foi (e é) lento para mudar. Não foi até a década de 1980, quando a pesquisa de Fernando Nottebohm na Universidade Rockefeller indicava claramente que a neurogênese - a produção de novas células nervosas, também conhecidas como neurônios - estava ocorrendo no cérebro dos vertebrados adultos.
O próximo grande passo nesta evolução científica levaria mais de trinta anos. No entanto, o ritmo de nossa compreensão de como o cérebro está ligado está prestes a dar um salto quântico.

Nosso Cérebro Elástico

O crescimento de novos neurônios em um adulto, cérebro de mamífero foi visto pela primeira vez em 1992, quando os cientistas isolaram células-tronco neurais de camundongos em uma placa de Petri. Esta regeneração foi então replicada milhares de vezes em uma variedade de estudos publicados nos próximos vinte e cinco anos.
Agora, é aceito na comunidade científica médica que o cérebro adulto é capaz de desenvolver novos neurônios e células gliais, algo anteriormente não acreditado pelo estabelecimento médico. O cérebro agora é considerado resistente, flexível - plástico.

O termo neuroplasticidade refere-se à habilidade do cérebro para "rewire" por meio da prática de uma habilidade desejada. É a combinação de novas células e novas aprendizagens que criam essa magia. Quando as células nervosas frescas são bem estimuladas (ou seja, treinadas através de exercícios de aprendizado específicos), elas fazem novas conexões. Em outras palavras, eles se tornam células cerebrais saudáveis ​​que contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento de novas habilidades.

Assim como os músculos do corpo, quando o cérebro é bem nutrido e estimulado através de um bom exercício, ele cura e cresce. E com cuidado e alimentação adequados, essa regeneração cerebral surpreendente pode ocorrer ao longo da vida.
Para ajudar a tornar este um "não-brainer", GreenMedInfo compilou uma lista simples de maneiras de proteger a saúde do cérebro, estimular o crescimento de novas células cerebrais e até mesmo curar o cérebro.

1. Obter muito exercício físico

Quando você ouve a frase "treinar seu cérebro", você provavelmente não pensa em levantar pesos. Acontece que o exercício físico é uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu corpo e seu cérebro.

Os benefícios cerebrais do exercício são duplos. Primeiro, o cérebro é um consumidor voraz de glicose e oxigênio, sem capacidade de armazenar o excesso para uso posterior. Um fornecimento contínuo desses nutrientes é necessário para manter um ótimo funcionamento.

O exercício físico aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, proporcionando um aumento de oxigêniofresco e glicose para células cerebrais famintas. Um estudo de 2014 mostrou que apenas 30 minutos de cardio moderado eram suficientes para aumentar o funcionamento cognitivo em cérebros adultos de todas as idades.
Mas os benefícios não param por aí. Acredita-se que o exercício estimule a neurogênese do hipocampo: crescimento celular novo na região do cérebro associado à memória e emoções a longo prazo. O crescimento de células saudáveis ​​nesta região é importante para o envelhecimento do cérebro e acredita-se que ajuda a prevenir o declínio cognitivo associado à doença de Alzheimer e à demência.

2. Use técnicas de redução de estresse

Nosso mundo moderno corre no estresse, então a necessidade de relaxar é fácil de entender. O que você pode não estar ciente, é apenas como a imersão contínua prejudicial nos hormônios de luta ou vôo do estresse pode ser para o seu cérebro.

O estresse é um dos principais fatores no declínio cognitivo relacionado à idade . Isso faz com que se envolvam em atividades regulares de lazer não apenas uma coisa divertida para fazer, mas um passo importante para garantir uma saúde cerebral ideal.

Você não precisa olhar longe para encontrar maneiras de desestresar. Deixe seus interesses guiá-lo. A chave para escolher passatempos cérebro-saudáveis ​​é evitar atividades passivas, como assistir TV e, em vez disso, escolher passatempos estimulantes que envolvem o cérebro através de padrões, quebra-cabeças e resolução de problemas.

Um estudo de 2011 publicado no Journal of Neuropsychiatry descobriu que atividades como jogar jogos, ler livros e artesanatos como quilting e tricô reduzem as taxas de comprometimento cognitivo em até 50%.

O envolvimento com a arte também ocupa um lugar privilegiado na lista de passatempos saudáveis ​​para o cérebro. Estudos provam que mais uma vez, não é suficiente para ser um observador passivo. Para obter o impulso cerebral, devemos nos envolver.

Em um estudo alemão relatado na revista PLOS One, pesquisadores estudaram dois grupos: um grupo que observou arte e um grupo que produziu arte. O estudo concluiu que, em comparação com aqueles que observaram a arte, os produtores de arte demonstraram interatividade aumentada entre os córtices frontal e parietal do cérebro. Essa maior conectividade cerebral se traduz em maior resistência psicológica no grupo de produtores de arte. Em outras palavras, sua capacidade de resistir aos efeitos negativos do estresse melhorou.
Procurando uma maneira mais discreta de relaxar? Como tocar música bonita ou sentar-se em contemplação silenciosa? A meditação mostrou diminuir a pressão arterial, reduzir a inflamação e até mesmo construir resistência aos sentimentos de ansiedade e depressão. E enquanto a escuta de música pode parecer uma atividade passiva, a pesquisa sugere que o ato de ouvir padrões musicais facilita a neurogênese do cérebro.
Tanto a meditação quanto a escuta de música afetam a secreção de hormônios-chave que aumentam a plasticidade cerebral, mudando assim a maneira como respondemos ao estresse. Fale sobre uma boa medicina!

3. Tome suplementos estratégicos

Açafrão

Você provavelmente conhece pelo menos uma pessoa que se entusiasma com os benefícios para a saúde da açafrão. Esta raiz profunda e laranja foi usada como uma panacéia para tudo, desde dor calmante nas articulações e inflamação calmante, até diminuir o risco de doença cardíaca. E a nossa consciência dos benefícios desta erva medicinal antiga continua a crescer.
A cúrcuma é um exemplo de um composto remixante, que denota uma substância com efeitos regenerativos nervosos comprovados.
Os compostos remanejantes funcionam para reparar a bainha protetora em torno do feixe nervoso conhecido como mielina, uma área frequentemente danificada em distúrbios auto-imunes e induzidos pela vacina. A pesquisa mostra que mesmo pequenas doses dessas substâncias restauradoras podem produzir uma regeneração significativa do nervo.

O modelo ocidental de intervenção farmacêutica criou uma cultura que procura identificar e isolar o "ingrediente ativo" de uma substância orgânica. O que isso não explica é que os compostos orgânicos geralmente funcionam em conjunto: isolados por si mesmos podem não ter uma chave crítica que outro elemento da planta fornece.
A curcumina é o ingrediente ativo isolado na açafrão, no entanto, novas pesquisas mostram que outro elemento encontrado na açafrão tem propriedades mágicas próprias.

Em um estudo emocionante publicado na revista Stem Cell Research & Therapy, os pesquisadores descobriram que um componente pouco conhecido da cúrcuma, ArTumerone , pode tornar "um candidato promissor para apoiar a regeneração em doenças neurológicas".
O estudo descobriu que, quando as células cerebrais foram expostas à arumerumona , as células estaminais neurais aumentaram em número e complexidade, indicando que ocorreu um efeito de cura. Este efeito foi replicado em ratos, que quando expostos a ar-tumerone viram aumento da produção de células-tronco neurais e geração de novas células cerebrais saudáveis.

Chá verde

Um artigo de 2014 que estuda os compostos ativos no chá verde (conhecido como catequinas, uma classe principal de micronutrientes) determinou que as catequinas de chá verde não são apenas antioxidantes e neuroprotetoras, elas realmente estimulam o cérebro a produzir mais neurônios.
Devido a este efeito terapêutico sobre as regiões danificadas do cérebro, o chá verde mostrou ter implicações emocionantes no tratamento de distúrbios neurodegenerativos "incuráveis" , como doença de Alzheimer, Parkinson e Huntington. Isso levou os pesquisadores a declararem as catequinas do chá verde como "uma abordagem complementar altamente útil" no tratamento de doenças neurodegenerativas.


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Autor: Fabio Allves
Fundador do Coletividade Evolutiva; Um autodidata ávido pensador livre, eu parti em uma missão em busca da verdade de qualquer forma que ela venha. Desde meu despertar há vários anos, minha paixão por conhecimento e justiça me levou a uma jornada em busca de pesquisas profundas. A informação está livremente correndo nas mãos do público, então o meu objetivo é ajudar a facilitar o fluxo complexo de informações, de modo que outros posam facilmente alcançar seu próprio despertar e fazer parte da inevitável mudança que acontece ao desperta a sociedade. Saber Mais